Energia solar residencial: o que você precisa saber

Energia solar residencial: o que você precisa saber

Já pensou em ter energia solar na sua casa? Um sistema de energia solar residencial pode parecer uma ideia inusitada à primeira vista. Porém, no Brasil, está se tornando cada vez mais comum. Como o preço para a instalação de energia solar se tornou mais acessível nos últimos anos, só em 2019, o uso de energia solar por parte de residências e pequenos comércios e indústrias já cresceu em quase 70%. Ou seja, essa opção está emergindo como uma alternativa popular entre os brasileiros.

Mas você sabe como instalar energia solar residencial? Quais são os benefícios de ter um sistema de energia solar em casa? Nesse artigo, vamos falar sobre o assunto e responder algumas das principais dúvidas a respeito. Confira!

O que você deveria saber sobre energia solar residencial

Fonte: Freepik

Como funciona a energia solar residencial

O cerne do funcionamento da energia solar residencial é o mesmo de qualquer sistema de energia solar. Basicamente, o que ocorre é a conversão de luz do Sol em energia elétrica. Esse processo ocorre através de painéis compostos por células fotovoltaicas, também chamados de painéis solares.

Esses painéis são instalados em uma área aberta que tenha muito contato com o Sol, normalmente no telhado. A partir disso, eles são conectados à rede elétrica para transmitir a energia convertida quando necessário.

Custo e benefícios

Uma das objeções mais comuns à instalação da energia solar é a ideia de que ela custa muito caro e que, portanto, não valeria a pena. Mas essa impressão não poderia estar mais errada.

Em primeiro lugar, o preço da instalação de um sistema de energia solar residencial depende muito de diversos fatores. Elementos como a distância do local, o tipo da superfície em que os painéis serão instalados. Além disso, o estado de conservação e limpeza da área, a altura do telhado, a facilidade de acesso à residência. Outro fator importante, é que a distância dos painéis para o ponto de conexão podem fazer com que o preço total da instalação varie muito. Sendo assim, se essa é uma possibilidade que lhe parece interessante, é preciso calcular um orçamento de acordo com as especificidades da sua residência.

Mas independentemente dos preços, os benefícios da energia solar fazem dela um investimento em que o retorno é vastamente superior ao gasto. O principal deles é uma economia significativa na sua conta de luz.

Custos e benefícios da energia solar residencial

Fonte: Freepik

Isso ocorre porque um sistema de energia solar produz a própria energia. Assim, você pode ter uma economia imensa no seu gasto mensal com energia elétrica. Para citar um exemplo em números, uma conta de mais de R$500 pode cair para menos de R$60 com a instalação desse novo sistema. Ou seja, trata-se de uma economia em potencial de mais de 80%.

Agora, imagine essa mudança de gastos a longo prazo. Como ele gera uma economia tão significativa, o sistema de energia solar não demora a se pagar. Na verdade, a economia ultrapassa o valor do gasto em até 5 anos. E, como os sistemas fotovoltaicos são muito resistentes e duráveis, isso significa uma economia de no mínimo 25 anos, que é a garantia de funcionamento do sistema.

Além disso, o fator ambiental também é importante. Com o perigo da mudança climática, é necessário buscar opções de consumo mais benéficas ao meio-ambiente, e a energia solar é uma das principais formas de energia limpa e renovável.

Instalação de energia solar residencial

Fonte: Freepik

Instale na sua residência

É preciso escolher uma boa empresa para realizar a instalação de energia solar residencial. E uma excelente opção é a Cogera. Especializada em soluções em energia solar em Cuiabá e Campo Grande, a empresa possui uma equipe preparada para realizar a instalação do seu sistema de energia solar da maneira mais segura e eficiente possível. Faça o seu orçamento com a gente!

WhatsApp Fale com um especialista clicando aqui!