Formas de aproveitar a energia solar

Formas de aproveitar a energia solar

A energia solar é uma ótima forma de geração de energia elétrica. No entanto, toda forma de geração de energia deve ser avaliada em função do seu aproveitamento. Afinal, de nada adianta ser renovável e limpa se a fonte em questão não for eficiente. Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar as principais formas de aproveitar a energia solar. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

Formas de aproveitar a energia solar
Fonte: Freepik

Descubra quais são as principais formas de aproveitar a energia solar

O Brasil é um local especialmente promissor para a energia solar. Por conta da alta incidência de raios solares no território brasileiro (principalmente no Nordeste), o país possui um imenso potencial para essa indústria.

Devido a isso, não é um exagero dizer que a energia solar pode ser o futuro da matriz energética brasileira. Mas como se dá o aproveitamento deste tipo de energia?

Felizmente, existem muitas formas de aproveitar a energia solar. As tecnologias atuais oferecem diferentes possibilidades com características específicas. A seguir, então, vamos apresentar cada uma delas. Confira!

Conversão direta com o efeito termoelétrico e o efeito fotovoltaico

Através de semicondutores, é possível realizar uma conversão direta da energia solar em energia elétrica. Isso se dá a partir de dois fenômenos:

  • Efeito termoelétrico: O efeito termoelétrico é mais utilizado na construção de medidores de temperatura. Trata-se de um efeito caracterizado por uma união de dois metais em temperatura muito elevada. Quando as temperaturas desses metais são superiores às das extremidades dos fios, surge uma diferença de potencial que caracteriza o efeito termoelétrico. O principal problema dessa forma de conversão é que os custos dos seus materiais são altos e o rendimento que ela cria é baixo. Devido a isso, seu uso comercial não é muito prático.
  • Efeito fotovoltaico: O efeito fotovoltaico é uma das formas de aproveitar a energia solar mais populares. Ele se dá nas células fotovoltaicas ou células solares, normalmente feitas de silício. O que ocorre é a excitação dos elétrons por conta da presença do sol, proporcionando o efeito fotovoltaico.
Formas de aproveitar a energia solar
Fonte: Freepik.

Concentrador solar

O concentrador solar é um equipamento que capta a radiação solar de uma área grande para retê-la em uma área menor. É uma tecnologia que tende a ser utilizada em sistemas que necessitam de temperaturas mais altas.

O índice de eficiência desse tipo de sistema varia entre 14% e 22%. Ele é conhecido como um sistema parabólico de concentração elevada. Seu nome se deve ao formato esférico ou parabólico da superfície refletora dos concentradores. É nessa superfície que ocorre a incidência dos raios solares, que são, posteriormente, refletidos para uma superfície menor.

Coletor solar

Coletores solares são equipamentos de absorção de radiação solar. Eles são muito utilizados em residências, prédios comerciais, hospitais, etc.

Sua função é aquecer água em temperaturas relativamente baixas (inferiores a 100ºC). Ele também é conhecido como aquecimento solar ativo.

Os coletores são colocados nos telhados para absorver os raios solares. É uma tecnologia popular para o aproveitamento da energia solar, mas tem a desvantagem de necessitar de muitos metros quadrados para atender à demanda de uma casa. Isso acontece por conta da baixa densidade da energia solar que atinge a superfície.

Formas de aproveitar a energia solar
Acervo: Cogera Energia

Saiba mais sobre a energia solar com a ajuda da Cogera Energia

Agora que você já sabe quais são as principais formas de aproveitar a energia solar, é hora de colocar esse conhecimento em prática e saber mais sobre a instalação de um sistema. E a melhor forma de fazer isso é com ajuda especializada.

A Cogera Energia é uma ótima opção para buscar essa ajuda. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento!

close