Manutenção e cuidados com os grupos geradores

Manutenção e cuidados com os grupos geradores

Todos sabem que quando alguém ou uma empresa faz a utilização de grupos geradores em sua residência, estabelecimento ou indústria, essa entidade busca prevenir-se contra a queda de energia. Mas, para garantir o funcionamento do equipamento, existem manutenção e cuidados com os grupos geradores que são essenciais. Vamos conhecer alguns.

Manutenção e cuidados com os grupos geradores
Fonte: Cogera Energia

Manutenção frequente: preventiva ou corretiva

A maioria dos aparelhos, seja ele qual for, necessita de manutenção. Com o gerador de energia não seria diferente. Por se tratar de um equipamento que funciona a partir da falha do fornecimento de um serviço, ele não pode ter ou ser uma segunda falha. O gerador deve sempre oferecer a garantia que o cliente precisa. Por conta disso é tão importante a manutenção e cuidados com os grupos geradores. Existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um conjunto de ações predeterminadas e devidamente planejadas. Ela envolve inspeção, reparos, troca de óleo, verificação de bateria e outras operações com o intuito de evitar uma possível falha no aparelho. Esse tipo de manutenção sempre tem datas específicas marcadas e demanda um planejamento, que vai mudar de empresa para empresa.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva, como o nome sugere, é quando o aparelho apresenta um problema que precisa ser corrigido. Ela é mais urgente e pode ser necessária de forma inesperada. Geralmente vai envolver uma troca de peça, uma correção de componente ou qualquer coisa que faça com que o grupo gerador deixe de funcionar ou diminua sua capacidade de funcionamento.

Manutenção preventiva ou corretiva
Fonte: Cogera Energia

Ter uma empresa responsável é essencial

O manuseio de grupos geradores não é nada fácil. É um equipamento que exige precauções mínimas e precisa de pessoal especializado. A equipe deve conhecer as necessidades do aparelho para que o transporte e a manutenção e cuidados com os grupos geradores sejam feitas da forma correta.

Identifique a sua necessidade para saber qual grupo gerador é ideal

O mercado de grupos geradores é bem vasto. Existem diferentes modelos, com diferentes designs e tamanhos, de diferentes marcas e potências e que utilizam diferentes motores. Para fazer a locação ou compra de um grupo gerador é preciso estudar a necessidade que você precisa atender. É um local grande? Pequeno? Vai alimentar quantos sistemas? Quanto tempo em horas ele te fornece? O custo-benefício em relação ao diesel que alimenta o gerador vale a pena? Vou ter a manutenção necessária para os grupos geradores?

Às vezes o responsável pela compra ou aluguel do equipamento pode não entender do assunto e não saber responder essas questões, por isso também é importante ter uma empresa responsável, que vai te ajudar a avaliar sua necessidade com o auxílio de uma engenharia específica.

Empresa responsável pela manutenção dos grupos geradores
Fonte: Cogera Energia

Segurança em primeiro lugar!

Lidar com eletricidade é sempre delicado. Aparelhos como os grupos geradores podem oferecer perigo quando não possuem a manutenção, instalação e manuseio feitos de maneira correta. Por isso preocupar-se sempre com a segurança é uma ação indispensável para a prevenção de acidentes, estando diretamente ligada com a manutenção preventiva. Como os grupos geradores utilizam diesel ou gás em seu funcionamento, estar atento ao perfeito estado do tanque de combustível, por exemplo, é uma medida de segurança primordial. Usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também é fundamental sempre que for manusear o aparelho.

Ruídos podem ser um causador de problemas

Ninguém gosta de ser incomodado com excesso de barulho em sua casa após um dia de trabalho cansativo. Se você precisa da utilização de grupos geradores, esteja atento ao barulho que esse equipamento vai fazer, ainda mais se o local da implantação for próximo de residências. Às vezes o ruído pode ser tão alto ao ponto de ser nocivo para a audição humana. O mercado já oferece geradores que são mais silenciosos, mas existem soluções, como a cabine acústica, que podem ser eficazes para a resolução do problema.

A Cogera Energia está à sua disposição para qualquer manutenção e cuidados com os grupos geradores e oferece serviço especializado e de qualidade de acordo sua necessidade.

close