O que causa a explosão de baterias de grupos geradores

O que causa a explosão de baterias de grupos geradores

O que causa a explosão de baterias de grupos geradores? Se você é uma pessoa que está pensando em investir neste tipo de sistema, essa é uma pergunta essencial para se fazer. Mas, para descobrir sua resposta, é importante entender como funciona um grupo gerador e qual é a função de uma bateria neste equipamento. Por isso, neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para entender mais!

O que causa a explosão de baterias de grupos geradores
Acervo Cogera Energia

O que são baterias de grupos geradores e para que elas servem

O primeiro passo para entender os problemas de funcionamento de uma peça de um sistema é entender qual é o papel dela normalmente. Existem diferentes tipos de grupos geradores de energia elétrica, mas tipicamente, eles são compostos por sete partes principais.

Essas partes são: O motor, o sistema de combustível, o alternador, o módulo de controle, o painel de controle, o regulador de tensão e as baterias. O papel das baterias no sistema é o de dar partida no gerador.

As baterias são carregadas através de um carregador cuja tensão é flutuante. A ideia é que essa tensão deve estar sempre em equilíbrio, sem nunca ficar muito baixa nem muito alta. Um desequilíbrio de tensão pode prejudicar o funcionamento da bateria de forma grave.

Escolher corretamente as baterias e o seu carregador é uma parte essencial da organização de um grupo gerador. Afinal, esses elementos são cruciais para a confiabilidade do sistema. Isso significa que eles podem ser determinantes para garantir que um sistema funcione bem pelo período de tempo esperado.

Normalmente, as baterias de grupos geradores têm a sua capacidade dependente do tamanho do motor. O tipo mais comum utilizado são as baterias de chumbo-ácido.

Fica claro, então, que o processo de escolha das baterias e a sua manutenção é fundamental para o funcionamento de um grupo gerador de energia elétrica. Mas o que acontece se as baterias geram problemas?

O que causa a explosão de baterias de grupos geradores
Acervo Cogera Energia

O que causa a explosão de baterias de grupos geradores

Para entender o que causa a explosão de baterias de grupos geradores, é necessário começar compreendendo como elas funcionam. E as baterias de grupos geradores, como qualquer outra bateria, emanam gases que são resultados de reações químicas. Um desses gases é o hidrogênio.

O hidrogênio é um gás altamente inflamável. Sendo assim, em meio à emissão de hidrogênio, até mesmo uma faísca pode resultar em uma explosão. E o problema apresentado pelos grupos geradores é que não é incomum que o motor produza faíscas. Isso ocorre especialmente na hora de dar a partida, e principalmente no frio, quando a demanda do motor da bateria é maior.

Mas esse não é o único motivo que pode gerar uma explosão de baterias. Outra raiz comum do problema são as conexões de um motor. Quando essas conexões estão soltas, elas podem soltar faíscas. Além disso, o uso prolongado do grupo gerador pode gerar o enfraquecimento das mesmas, o que aumenta o risco da geração de faíscas. Assim, em caso de vazamento de gases, pode haver uma explosão.

O que causa a explosão de baterias de grupos geradores
Fonte: Freepik.

Realize a manutenção do seu grupo gerador com a Cogera

Agora que você já sabe o que causa a explosão de baterias de grupos geradores, é hora de pensar em formas de prevenir esse problema. E a melhor maneira de fazer isso é com um serviço de manutenção regular que possa minimizar riscos relacionados ao funcionamento do seu grupo gerador.

Para esse tipo de serviço, o ideal é contratar uma empresa especializada, como a Cogera Energia. E aí, tem interesse? Então entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

close