O que é um gerador de energia e como instalar um na sua casa

O que é um gerador de energia e como instalar um na sua casa

A falta de luz ou de energia elétrica é um inconveniente muito grande. Afinal, usamos muito a energia durante o dia a dia, e dependemos dela para circular pelos espaços, para trabalhar, para interagir com amigos distantes e para diversas outras tarefas. Por isso, muitas pessoas optam por ter um gerador de energia em suas residências ou ambientes de trabalho, evitando ter que lidar com esse tipo de situação. Mas o que é um gerador de energia? Como instalar um na sua casa? Neste artigo, vamos responder a essas e outras perguntas sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender mais!

O que é um gerador de energia e como instalar um na sua casa
Arquivo Cogera Energia

O que é um gerador de energia

Um gerador de energia não é uma máquina que cria energia do nada. Na verdade, ele é o dispositivo responsável pela conversão de algum tipo de energia (seja ela mecânica, solar ou de qualquer outro gênero) em energia elétrica para consumo.

O tipo mais popular de gerador é aquele que é movido a gasolina ou diesel. Esse tipo de gerador funciona por meio da rotação do motor a combustão. Assim, ele produz a energia elétrica. No entanto, a potência dessa produção varia de acordo com diversos fatores, entre eles o tempo de uso e o tamanho do local em que o gerador estiver instalado.

Existem também os grupos geradores, que podem ser a melhor opção para quem precisa de energia elétrica para um empreendimento. Vejamos, então, como esse tipo de gerador funciona.

O que são grupos geradores

Grupos geradores são equipamentos de médio ou grande porte que realizam a conversão de energia em energia elétrica. São, portanto, sistemas que funcionam com um gerador de energia para ter um desempenho de alto nível, garantindo uma excelente performance que é indicada para qualquer tipo de ambiente.

O que são grupos geradores
Acervo Cogera Energia

É por conta disso que grupos geradores de energia são utilizados principalmente em estabelecimentos que necessitam de uma fonte confiável de energia elétrica. Assim, é muito comum locais como shoppings, empresas, hotéis ou hospitais contarem com grupos geradores de energia. Afinal, esses são espaços que não podem lidar com os problemas causados por um blecaute.

Como instalar um grupo gerador no seu estabelecimento

Sendo assim, fica claro que um grupo gerador pode ser um sistema crucial para manter o funcionamento do seu negócio com alto nível de produtividade. Mas como instalar um grupo gerador no seu estabelecimento?

Bem, o ideal é sempre contratar uma empresa especializada na área. O processo tem início com uma consultoria da empresa que vai avaliar qual é o melhor local para a instalação do sistema. Para isso, leva-se em consideração fatores como a umidade do ar, a questão acústica e a exposição ao sol. É uma escolha feita com bastante cuidado para garantir uma instalação segura e um funcionamento eficiente do aparelho.

Também é necessário um meio de desconexão que deve ser instalado na entrada do grupo gerador, bem como proteções contra curta-circuito. O lado da rede e o do grupo gerador devem ser protegidos com blocos de fusíveis de ação retardada. Mas não precisa se preocupar, pois isso também fica a cargo da empresa: Normalmente, esses dispositivos são utilizados como partes integrantes dos sistemas de controle empregados.

Como instalar um grupo gerador no seu estabelecimento
Acervo Cogera Energia

Fica evidente, então, que a atitude mais importante para instalar um grupo gerador no seu estabelecimento é escolher com cuidado a empresa que será responsável por essa tarefa. E a Cogera Energia é uma ótima opção. Suas máquinas são excelentes para a geração de energia, minimizando a possibilidade de falhas com sistemas de qualquer porte e contando também com carenagem acústica para evitar perturbação sonora. Quer saber mais? Visite o site para obter mais informações sobre esses produtos!

close