O que é um painel solar fotovoltaico

O que é um painel solar fotovoltaico

A energia solar não pode ser aproveitada com eficiência sem um sistema de geração de energia elétrica adequado. E uma das partes essenciais desse sistema é o painel solar fotovoltaico. Mas o que esse termo significa?

Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o que é um painel solar fotovoltaico e qual é o papel dele no sistema de geração de energia elétrica. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é um painel solar fotovoltaico
Acervo Cogera Energia

Descubra o que é um painel solar fotovoltaico

Para compreender o que é um painel solar fotovoltaico, é preciso, antes, entender a lógica através da qual a energia solar funciona. Isso porque os raios solares não podem ser instantaneamente usados para o consumo de energia.

Na verdade, eles precisam ser captados. E, depois, essa energia solar precisa ser convertida para se tornar útil para um estabelecimento ou residência.

É aí que entra a importância do painel solar fotovoltaico. Esses painéis são placas compostas por pequenas unidades de silício chamadas células fotovoltaicas ou células solares. Eles são os responsáveis pela captação dos raios solares e por sua conversão em energia elétrica.

Mas como funciona esse processo? Ele se dá por conta do que chamamos de efeito fotovoltaico. O efeito fotovoltaico ocorre quando um material, ao ser exposto ao sol, cria uma corrente elétrica.

Em um sistema de geração de eletricidade através da energia solar, esse processo ocorre nas células fotovoltaicas. Assim, a corrente elétrica começa a fluir, dando início ao processo que resulta no fornecimento de energia para o local em questão.

Conheça os diferentes tipos de painéis solares fotovoltaicos

É importante pontuar que nem todos os painéis solares fotovoltaicos são iguais. Existem diferentes tipos de modelos no mercado.

A maioria deles usa uma tecnologia que envolve o silício cristalino. Ela produz dois tipos principais de painéis fotovoltaicos!

O que é um painel solar fotovoltaico
Fonte: Freepik.

Painel solar policristalino

Este painel é feito de cristais impuros. Isso significa que a sua formação ocorre a partir de diversos cristais de silício.

Por conta disso, seu preço de mercado é mais acessível, já que a sua fabricação é mais simples. No entanto, uma desvantagem é que seu desempenho acaba sendo inferior ao do painel monocristalino.

Painel solar monocristalino

Este exemplo é diferente do policristalino por sua formação. Isso porque ele é feito a partir de um cristal de silício puro. Isso o torna menos acessível, mas mais eficiente. Trata-se do painel solar fotovoltaico com o melhor desempenho disponível no mercado.

Finalmente, também é preciso citar os painéis de filme fino.

Painéis de filme fino

Eles são uma alternativa aos painéis feitos de silício. Como o nome já sugere, são feitos de uma camada fina de material fotovoltaico que é colocada sobre uma superfície de vidro.

Por terem uma fabricação mais simples, os painéis de filme fino tem um preço mais acessível. No entanto, seu desempenho é inferior aos painéis de silício. Por isso, na hora de escolher, é preciso pensar em qual é o melhor investimento a longo prazo.

O que é um painel solar fotovoltaico
Fonte: Freepik

Faça a instalação de painéis solares com a ajuda de uma empresa especializada

Agora que você já sabe o que é um painel solar fotovoltaico e qual é a sua função, é hora de começar a pensar no seu sistema de energia solar. E, para isso, o ideal é contar com ajuda especializada de uma empresa de painéis solares.

A Cogera Energia é uma ótima empresa para auxiliar você nesse processo. Contando com uma equipe altamente qualificada, a Cogera oferece soluções de energia com base nas tecnologias mais avançadas. Quer saber mais? Então entre em contato e faça já o seu orçamento!

close