O que é uma usina solar

O que é uma usina solar

O que é uma usina solar? Se você tem interesse em formas alternativas de geração de energia elétrica, provavelmente já se fez essa pergunta.

E há bons motivos para isso. A energia solar é uma ótima opção para quem busca energia limpa e renovável. No entanto, antes de optar por esse tipo de sistema, é importante saber mais sobre ele. Por isso, é uma boa ideia se informar a respeito do que é uma usina solar e como é o seu funcionamento.

Obter essas informações ajuda você a tomar uma decisão sobre o seu fornecimento de energia de forma consciente. Sendo assim, neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre uma usina solar. Continue com a leitura para aprender!

O que é uma usina solar
Fonte: Freepik.

Entenda o que é uma usina solar

Há muitas razões para optar pela energia solar como sistema de fornecimento de energia. Além de ser uma opção menos prejudicial ao meio-ambiente, ela permite que você economize com a conta de luz, por exemplo.

Mas, antes de instalar o seu próprio sistema, é preciso entender o que é uma usina solar e como ela funciona. Elas estão entre os sistemas que possibilitam a obtenção de energia elétrica por meio da energia solar.

Desse modo, uma usina solar, também conhecida como parque solar, é um robusto sistema fotovoltaico de produção de energia elétrica. Ele funciona por meio da energia solar.

Por conta de sua escala, a usina solar é um pouco diferente dos sistemas fotovoltaicos domésticos. Isso porque as usinas estão voltadas para a geração e fornecimento de eletricidade em alta tensão para distribuição, e não para o uso de um único estabelecimento.

Por conta dessa alta tensão, a corrente das usinas precisa passar por uma conversão com o uso de transformadores. Somente então a energia gerada é transmitida às redes e passada adiante.

O que é uma usina solar
Fonte: Freepik.

Onde ficam as usinas solares

Diante do que foi dito anteriormente, fica claro que uma usina solar não é uma construção modesta. Assim, onde esse sistema pode ser construído?

Uma grande parte deles está montada sobre o solo. Equipados com trackers, podem seguir o movimento do sol, o que permite que gerem energia elétrica em uma corrente contínua (que deve ser transformada em corrente alternada). Essas construções, portanto, precisam de espaços com alta incidência de raios solares.

Atualmente, as maiores usinas solares do mundo estão localizadas nos Estados Unidos. Outros países com grandes usinas em seus territórios são a China e a França.

Mas o potencial do Brasil para o uso da energia solar não deve ser ignorado. O investimento em energia fotovoltaica no país vem crescendo de forma significativa.

Isso pode ser explicado pelas vantagens desse tipo de sistema e pela alta incidência solar do território brasileiro. A escolha de apostar na energia fotovoltaica no Brasil, portanto, se torna mais lógica e mais promissora.

Estima-se que a capacidade instalada da energia solar no Brasil já ultrapassa os 3,4 Gigawatts (GW). Mas o ideal é que esse número continue crescendo, para que o país possa aproveitar seu potencial da forma mais completa.

O que é uma usina solar
Fonte: Freepik.

Instale um sistema de energia solar residencial com ajuda especializada

Saber o que é uma usina solar é o primeiro passo para entender melhor como esse tipo de energia funciona. Depois, é hora de passar para etapas mais concretas e começar a pensar na instalação dos seus painéis solares.

Esse trabalho é muito delicado e complexo. Por isso, deve ser realizado por uma empresa especializada em energia solar. A Cogera Energia, por exemplo, conta com uma equipe pode ajudar você. A Cogera sempre preza pela segurança e pela sofisticação no uso das tecnologias em seus serviços. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

close