Para que serve um grupo gerador de energia

Para que serve um grupo gerador de energia

Se você tem uma empresa ou um estabelecimento que requer energia elétrica para funcionar, com certeza já ouviu falar na possibilidade de ter um grupo gerador de energia. Mas quais são as vantagens reais oferecidas por esse tipo de equipamento? Em outras palavras, para que serve um grupo gerador de energia? Neste artigo, vamos tentar responder a essa e outras perguntas sobre o assunto. Continue com a leitura para saber mais!

Para que serve um grupo gerador de energia
Acervo Cogera Energia

Entenda para que serve um grupo gerador de energia

Para entender a função de um tipo de equipamento, é necessário, antes, conhecer o seu conceito. Assim, em primeiro lugar, é preciso definir, com precisão, o que exatamente é um grupo gerador de energia. Afinal, muitas pessoas não são familiarizadas com esse termo.

Um grupo gerador de energia é um sistema de equipamentos que tem como objetivo converter a energia mecânica em energia elétrica. Trata-se de um equipamento de altíssimo desempenho, que tem como base de funcionamento a energia calorífica.

Um grupo gerador normalmente consiste em um motor e um alternador acoplados e inseridos em uma base conjunta com outros elementos, tais como silenciador, painel de controle, baterias, kit de fichas, quadro de transferência de cargas, etc. O gerador entra em ação por meio da combustão existente no motor e auxiliada pelo alternador.

Sendo assim, fica claro que um grupo gerador de energia pode ser definido como um sistema de geração de energia elétrica. Mas por que ele é necessário? Qual é a necessidade desse tipo de sistema?

Esse tipo de pergunta não é incomum quando o assunto é a geração de eletricidade. Afinal, é possível obter energia elétrica sem um gerador próprio, certo? Isso não faria do sistema um equipamento desnecessário?

Entenda para que serve um grupo gerador de energia
Acervo Cogera Energia

Qual é a necessidade desse tipo de sistema?

A resposta é mais complexa do que isso. O que ocorre é que interrupções do fornecimento de energia elétrica por parte de concessionárias não são incomuns. E essas interrupções podem ser muito prejudiciais para o funcionamento interno de uma empresa. Pense na quantidade de processos rotineiros que necessitam da energia elétrica para funcionarem, e não será difícil entender a importância de um fluxo constante de eletricidade nesse contexto. Ficar sem energia elétrica, mesmo que apenas por alguns minutos, pode gerar prejuízos graves para o estabelecimento.

É aí que entra o papel de um grupo gerador de energia. Esse tipo de sistema não impede a interrupção de acontecer, mas ele funciona como uma fonte auxiliar de energia que, em caso de falta, liga automaticamente em poucos segundos, providenciando a energia elétrica necessária para o andamento dos processos em questão. Sendo assim, ele se torna um elemento extra que pode servir como garantia de uma linha de produção confiável. É uma preocupação a menos para ter que lidar ao administrar o seu estabelecimento.

A diferença que a presença de um gerador de energia elétrica causa é imensa. Ela é tamanha que certos locais, como, por exemplo, hospitais, precisam de geradores para funcionarem. Afinal, esse tipo de estabelecimento não pode ficar à mercê de interrupções de energia, o que evidencia quão útil esse equipamento pode ser.

Aposte em um grupo gerador de energia para o seu estabelecimento
Acervo Cogera Energia

Aposte em um grupo gerador de energia para o seu estabelecimento

Agora que você já sabe para que serve um grupo gerador de energia, o próximo passo é avaliar a possibilidade de contar com essa vantagem no seu estabelecimento. E, para isso, a melhor opção é a Cogera. A Cogera oferece as melhores soluções em geradores de energia, sempre trabalhando de acordo com as necessidades do cliente e contando com uma equipe altamente especializada para a instalação e a manutenção desses equipamentos.

Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações da nossa empresa de energia!

close