Por que monitorar o seu grupo gerador?

Por que monitorar o seu grupo gerador?

Se você tem um grupo gerador de energia elétrica, provavelmente está ciente da eficiência e da praticidade desse tipo de equipamento. Trata-se de um ótimo recurso para qualquer tipo de estabelecimento.

No entanto, como qualquer outro sistema tecnológico, o grupo gerador requer alguns cuidados para se manter funcionando na performance adequada por longos períodos de tempo. E é nesse contexto que surge a pergunta: por que monitorar o seu grupo gerador?

Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos explicar os motivos para que o monitoramento remoto de grupos geradores seja um serviço tão importante. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Por que monitorar o seu grupo gerador

Entenda por que monitorar o seu grupo gerador com esse artigo

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é o monitoramento de grupos geradores e como ele funciona. Esse procedimento está inserido no contexto de manutenção preventiva de grupos geradores de energia elétrica.

Mas o que significa “manutenção preventiva”? Bem, quando se fala da manutenção de um equipamento, existem dois tipos principais. O primeiro e o mais conhecido é a manutenção corretiva, onde um problema de funcionamento ocorre e especialistas são acionados para consertar.

Já o segundo tipo, por sua vez, é a manutenção preventiva. Como o próprio nome já sugere, é um tipo de manutenção voltada para a prevenção de riscos e problemas. Ou seja, é um serviço que é empregado de forma recorrente, e não apenas quando um problema já aconteceu.

Como montar um plano preventivo de manutenção de um grupo gerador

A manutenção preventiva é muito benéfica para um grupo gerador de energia elétrica. Com esse tipo de procedimento, é fácil avaliar se um gerador está funcionando de maneira adequada ou não. E, o mais importante: Com a manutenção preventiva, os problemas podem ser detectados em sua fase inicial. Dessa maneira, eles podem ser resolvidos antes que se tornem mais graves.

É neste ponto que o monitoramento, e especialmente o monitoramento remoto, se encaixa. O monitoramento remoto de grupos geradores é um recurso feito para acompanhar os níveis de performance e funcionamento dos sistemas.

A ideia é analisar os elementos que compõem esse funcionamento – tais como o consumo de energia, as ferramentas de supervisão, etc – para avaliar se estão todos otimizados. Em outras palavras, é um recurso que busca garantir a eficiência de um grupo gerador através de inspeções constantes.

Diferenças entre grupos geradores a diesel e a gás

O monitoramento remoto acontece em tempo real. Isso permite que qualquer problema, por menor que seja, possa ser registrado de imediato. Esse registro rápido é o que facilita a tarefa de resolver o problema ainda em seu estágio incipiente.

Por esse motivo, monitorar o seu grupo gerador é fundamental para o sucesso da manutenção preventiva. Afinal, o monitoramento é uma ferramenta que mantém a manutenção informada. Dessa forma, ele atua permitindo que seu serviço seja ativado nos momentos certos. É, portanto, um recurso complementar.

Cuide bem do seu grupo gerador com ajuda especializada

Agora que você já sabe por que monitorar o seu grupo gerador, é hora de descobrir como fazer isso de maneira prática. E a melhor forma de garantir o monitoramento remoto do seu gerador é contratando uma empresa de energia bem estabelecida no mercado.

Não sabe que empresa contratar? A Cogera Energia é uma ótima opção. A Cogera conta com uma equipe altamente qualificada que realiza serviços de manutenção preventiva para grupos geradores com segurança e eficiência.

A empresa também trabalha com a locação, a venda e a instalação de grupos geradores, sempre oferecendo o máximo de qualidade para seus clientes. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não precisa perder tempo. Entre em contato com a Cogera e faça já o seu orçamento!