Como funciona a energia solar

Como funciona a energia solar

Atualmente, parece ser um lugar comum a necessidade de substituir as fontes de energia usuais. Para isso, pesquisas foram realizadas com o intuito de saber como funciona a energia solar e outras fontes limpas de energia.

A geração de energia solar, além de não impactar no meio ambiente, pode ser obtida sempre que houver insolação. As tecnologias desenvolvidas para captação encontram-se bem avançadas e são cada vez mais adotadas.

Entre os benefícios da adoção dessa matriz energética estão a economia nos custos com energia elétrica e a independência dos sistemas. A seguir, tratamos do modo como essa energia pode ser gerada e aproveitada. Confira!

Como funciona a energia solar

Fonte: Cogera Energia

Como funciona a energia solar: duas formas de obtenção dessa energia

Existem duas formas principais de se obter a energia solar: direta e indireta.

  1. A produção de energia solar realizada de maneira direta é exercida por meio de células fotovoltaicas (feitas de silício) presentes em placas ou painéis. Esse processo é considerado direto por não necessitar da geração de energia térmica para a produção de eletricidade.
  2. Já na energia solar obtida de maneira indireta, faz-se necessária a construção de usinas de painéis ou a instalação de coletores. Essas usinas ou coletores devem estar localizadas em áreas com grande incidência de insolação. As usinas heliotérmicas realizam um processo indireto porque geram energia por meio do aquecimento de água ou outros fluidos. A eletricidade é gerada apenas após a transformação de calor em eletricidade.

Como funciona a energia solar: duas formas de obtenção

Fonte: Cogera Energia

O funcionamento da energia solar

Primeiramente, a luz do sol precisa ser captada pelas placas. Para ser mais específico, é fundamental que os fótons penetrem no interior das células fotovoltaicas. Uma dica para que essa absorção possa ser otimizada, é estudar com cuidado o melhor posicionamento do equipamento coletor de partículas de luz. A qualidade dessa captação também pode variar de acordo com as formas de obtenção da energia do sol escolhidas.

De fato, sabe-se que os sistemas fotovoltaicos não necessitam de tanta incidência de insolação quanto os sistemas heliotérmicos. No entanto, essa diferença não retira a importância de condições climáticas propícias para a criação desse tipo de energia por meio de células fotovoltaicas. Depois de captada pelos painéis, a energia solar precisa ainda ser direcionada para o inversor solar. Esse aparelho é o responsável por realizar a conversão da eletricidade gerada, compatibilizando-a com os atributos da rede elétrica convencional.

Depois de convertida, a energia gerada pode ser utilizada como fonte para qualquer equipamento ou máquina. Assim, sua utilização pode gerar uma considerável redução dos custos. Se o sistema gerar energia excedente, esta será direcionada para a rede elétrica, proporcionando os assim chamados “créditos energéticos”. Isso acontece porque essa sobra de energia é lançada na rede concessionária, o que faz com que o medidor de energia gire no sentido contrário.

Como funciona a energia solar: duas formas de se obtenção dessa energia

Fonte: Cogera Energia

O aproveitamento térmico da energia solar

Não é somente a energia elétrica que pode ser obtida de maneira eficiente pelos sistemas de energia solar. Pode-se, também, aproveitar o potencial térmico da luz solar, por meio do uso de coletores. Esses equipamentos podem ser instalados em telhados dos mais variados tipos de construção, desde casas a condomínios, passando por empresas e indústrias.

O aproveitamento térmico consiste no provimento de calor para processos simples, como, por exemplo, o aquecimento de água para banhos em residências. Em indústria, esse uso da energia solar pode ser utilizado, por exemplo, para preaquecer a água utilizada em caldeiras.

Em negócios como restaurantes ou em cozinhas industriais, o aproveitamento térmico da energia solar pode proporcionar uma substancial redução de custos na obtenção de água aquecida.

Veja também: “Energia solar fotovoltaica para residências: como escolher

Nesse artigo, falamos sobre como funciona a energia solar. Diferenciamos os modos de obtenção de energia por meio dessa matriz, descrevendo em linhas gerais o funcionamento do processo. Indicamos também alguns usos dessa energia em contextos diversos. A Cogera oferece soluções em energia solar em Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) com os melhores profissionais. Faça seu orçamento com nossa empresa de energia.

Painel de Usuário