Escolhendo o seu painel fotovoltaico

Escolhendo o seu painel fotovoltaico

A energia solar é uma ótima alternativa para qualquer pessoa. Ela proporciona a economia na conta de luz mensal sem prejudicar o meio ambiente. Mas, você já deve saber que esse tipo de energia é produzido através de painéis fotovoltaicos (que também são conhecidos como painéis solares). Porém, talvez não saiba que existem muitos tipos diferentes de painéis. Sendo assim, como escolher o que é melhor para você e para a sua casa? Neste artigo, vamos citar alguns fatores para levar em conta quando você estiver escolhendo o seu painel fotovoltaico. Continue lendo para descobrir quais são eles!

Escolhendo o seu painel fotovoltaico
Acervo Cogera Energia

Escolhendo o painel fotovoltaico: Por onde começar

O primeiro passo para escolher o melhor painel fotovoltaico para a sua residência é pesquisar. E, desse modo, entender como um painel solar funciona. Isso significa entender o que é uma célula fotovoltaica. Como ela funciona e como se dá o processo de conversão da energia solar em energia elétrica. Entender isso é crucial para poder avaliar com mais precisão os fatores que devem influenciar na sua escolha de um painel solar.

Depois disso, é hora de começar a pesquisar e ver os modelos de painéis solares disponíveis no mercado. E, nesse momento, é fundamental que você tenha em mente alguns elementos chave para levar em consideração. A seguir, vamos ver quais são eles.

Eficiência

A eficiência de um painel fotovoltaico se refere à porcentagem de energia solar. É a relação da energia que atinge a sua superfície e é convertida em energia elétrica. Isso, por sua vez, significa quantos watts/hora por metro quadrado o seu painel solar gera. Quanto maior for a eficiência de um painel, mais watts ele gerará por metro quadrado.

Eficiência
Acervo Cogera Energia

No entanto, ao escolher o seu painel fotovoltaico, nem sempre é necessário optar pelo mais eficiente, que costuma ser mais caro. A questão, aqui, é entender qual é a sua demanda e adquirir um painel que tenha uma eficiência adequada para ela.

Qualidade e durabilidade da “moldura” do painel

O painel fotovoltaico tem uma espécie de “moldura” de alumínio que o cerca. A qualidade dessa moldura pode ser um grande indicativo da qualidade do painel em si. Por isso, procure observar se a moldura foi aparafusada, colada ou soldada, e se seus cantos estão perfeitamente unidos. Tudo isso faz diferença na hora de determinar a qualidade do painel, o que significa que é bom observar com muito cuidado.

Garantia

A garantia mínima de funcionamento de um painel solar deve ser de pelo menos 25 anos. Sendo assim, vale a pena buscar uma empresa que esteja bem estabelecida no mercado nacional e que possa oferecer essa garantia.

Backsheet

A backsheet é uma folha de plástico que deve ser colada na parte de trás do painel fotovoltaico, tendo a função de proteger as células fotovoltaicas (que também são conhecidas como células solares). Sempre observe a backsheet de um painel antes de adquiri-lo, verificando se ela contém bolhas de ar ou se está descolando, pois esses são sinais negativos que não podem ser ignorados.

Backsheet
Fonte: freepik.

Qualidade do fabricante

Quando você estiver escolhendo o seu painel fotovoltaico, é importante conhecer bem a empresa que irá instalá-lo, fornecendo a energia solar para a sua residência. E isso implica em buscar uma empresa de alta qualidade, cujos serviços prezem pela eficiência, sempre trazendo soluções tecnológicas criativas para o consumidor.

A Cogera é uma empresa assim. Fundada em 2012, hoje é referência no mercado como sinônimo de segurança na prestação do serviço. Com base no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, a empresa atende qualquer cidade dos dois estados, sempre fornecendo um serviço de alto nível. Entre em contato para fazer o seu orçamento!

close