Modelos de grupos geradores: saiba qual o ideal para cada projeto

Modelos de grupos geradores: saiba qual o ideal para cada projeto

Você sabe quais são os modelos de grupos geradores? Sabe qual o ideal para cada projeto? A Cogera te explicará neste artigo. Você conhecerá os melhores tipos de geradores para cada situação, além de saber mais especificações sobre eles.

Modelos de grupos geradores: diferenças entre o gerador a diesel, a gás e gasolina

Quando ocorre uma queda de energia, independentemente do motivo, os geradores são uma boa solução para que empresas ou residências não fiquem sem energia. Os modelos de grupos geradores mecânicos são os mais acessíveis, por conta disso, vamos explicar a diferença dos geradores a diesel, a gás e gasolina.

Modelos de grupos geradores: saiba qual o ideal para cada projeto
Fonte: Cogera Energia
  • Gerador a gasolina

Esse tipo de gerador é considerado o de menor porte, sendo utilizado geralmente em residências e comércio pequenos. Além disso, ele proporciona menos barulho enquanto está funcionando. Seu uso é recomendado apenas em casos raros ou quando a queda de energia não dura muito tempo.

  • Gerador a gás natural

Esses são tipos de geradores menos utilizados. Entretanto, o gás natural representa um combustível mais limpo e barato. Essa constatação ocorre quando eles são comparados a geradores movidos a gasolina ou a diesel. Além disso, a instalação desse tipo de gerador exige um local com rede de distribuição de gás natural disponível.

  • Gerador a diesel

Esse tipo de gerador é conhecido por sua alta potência. Ele é recomendado quando a energia precisa ser utilizada de forma contínua. Sendo assim, os geradores a diesel costumam ser utilizados em locais onde a energia não pode faltar. Por exemplo: hospitais, supermercados, eventos, etc. Além disso, eles podem ser utilizados em locais onde não há rede elétrica ou como um suporte em caso de emergências.

Fonte: Cogera Energia

Tipos diferentes de geradores

Como dito anteriormente, os geradores mecânicos são os mais acessíveis, porém, eles não são os únicos. Veja, então, mais detalhes sobre os tipos de geradores.

  • Geradores mecânicos

Como já deu para perceber, esse tipo de gerador é o mais utilizado, principalmente pelas indústrias. Além disso, com relação aos demais, são os que apresentam maior capacidade de potência.

Esses geradores captam a energia solar e a transformam em energia elétrica, fazendo com que possam ser utilizados em diversos equipamentos.

  • Geradores térmicos

Esses geradores transformam a energia térmica em energia elétrica. Sendo assim, eles utilizam a energia que vem do calor para criar energia elétrica.

  • Geradores químicos

Esse tipo de gerador é responsável por converter a energia química em energia elétrica. São exemplos as baterias e as pilhas. Geralmente, esse modelo é utilizado em equipamentos de baixa potência, como controles de TV, rádios e relógios.

Fonte: Envato

Grupos geradores: saiba qual o indicado para cada segmento

  • Gerador de energia 1500 a 2500 KVA: é indicado para locais onde os sistemas precisam de desempenho máximo. Como exemplos, podemos citar segmentos de óleos e gás e usinas multimegawatts.
  • Gerador de energia 1000 a 1500 KVA: recomendado para locais que precisam de uma grande capacidade de energia elétrica. Exemplos: indústrias, usinas e siderúrgicas.
  • Gerador de energia 750 a 1000 KVA: é recomendado para locais que necessitam de uma alta potência, como por exemplo, áreas de mineração e refinarias.
  • Gerador de energia 500 a 750 KVA: esse tipo de gerador é bastante flexível, sendo indicado para segmentos de siderurgia e metalurgia.
  • Gerador de energia 370 a 500 KVA: esse modelo é uma ótima opção para segmentos que realizam eventos e shows. Também é indicado para indústrias de bebidas e alimentos.
  • Gerador de energia 270 a 370 KVA: esse gerador é indicado para o segmento varejista, pois ele é potente e silencioso.
  • Gerador de energia 130 a 270 KVA: recomendado para indústrias químicas e fábricas de peças eletrônicas.
  • Gerador de energia 60 a 130 KVA: esse tipo de gerador é recomendado para o segmento da construção civil.
  • Gerador de energia 10 a 60 KVA: recomendado para o segmento de telecomunicações.

Faça seu orçamento com a Cogera Energia e encontre o gerador ideal para sua necessidade.

close