O que é um painel solar

O que é um painel solar

Aos poucos, a energia solar vai se colocando como uma alternativa viável dentro das opções de energia limpa disponíveis. Isso se deve em muito ao barateamento e melhoria dos diferentes tipos de painel solar. De fato, a mudança de mentalidade em torno da implementação de energias renováveis trouxe consigo avanços tecnológicos e custos reduzidos.

No caso dos painéis solares, essas mudanças propiciaram uma variedade de modelos e marcas até então nunca vista. Os painéis são a tecnologia mais utilizada hoje quando o assunto é energia solar. Para falar um pouco mais sobre isso, desenvolvemos um conteúdo sobre esse equipamento. Aproveite!

O que é um painel solar

Fonte: Cogera Energia

O painel solar: conceito e tipos

Os painéis ou placas são dispositivos produzidos para captação e transformação da energia solar em eletricidade ou fonte de calor. A depender do tipo de energia que geram, esses equipamentos podem ser divididos em dois tipos: painéis fotovoltaicos e painéis térmicos. No artigo “Como funciona a energia solar” explicamos melhor a diferença entre cada um deles.

Painéis fotovoltaicos

Os painéis fotovoltaicos são constituídos de células fotovoltaicas que convertem fótons em energia elétrica. A tal processo, descoberto no século XIX pelo físico Alexandre Edmond Becquerel, dá-se o nome de efeito fotovoltaico. As células que causam esse efeito podem ser feitas de arseniato de gálio ou de silício cristalino, sendo este último componente o mais utilizado e mais barato.

Painéis térmicos

Os painéis térmicos captam as ondas eletromagnéticas do sol a fim de convertê-las em energia térmica. Nesses painéis podem ser encontrados tubos de cobre e, dentro destes, um líquido que absorve o calor desses mesmos tubos. Quando esse líquido entra em um ponto adequado de aquecimento, ele é transferido para o permutador de calor. O calor produzido por esses sistemas pode ser utilizado para proporcionar o aquecimento de água para banhos em casas e condomínios, por exemplo.

Existem ainda painéis solares mistos, os quais, como o próprio nome indica, são constituídos por uma conjunção de painéis fotovoltaicos e painéis térmicos.

O painel solar: conceito e tipos

Fonte: Cogera Energia

Os modelos de painéis disponíveis no mercado

Tratemos nesse tópico dos modelos da tecnologia líder de mercado em energia solar, isto é, a fotovoltaica. De fato ela representa cerca de 90% do mercado de energia solar. Há, atualmente, uma boa variedade de modelos disponíveis no que concerne a esse tipo de energia.

A tecnologia mais comum envolve o uso de silício cristalino. São dois os tipos de painéis produzidos com esse material: o monocristalino e o policristalino.

  1. O painel solar monocristalino é feito a partir de um cristal de silício puro. No momento, é o painel solar de silício mais eficiente do mercado.
  2. Já o painel solar policristalino é formado a partir de diversos cristais de silício. Sendo feito de cristais impuros, o desempenho desse dispositivo é inferior ao do painel monocristalino. No entanto, por ter um processo de fabricação menos complexo, esses painéis têm também um preço de mercado mais acessível.

Os painéis de filme fino são uma alternativa aos painéis de silício. São constituídos, basicamente, de uma fina camada de material fotovoltaico colocado sobre uma base de vidro. Esses painéis tem um preço mais acessível do que as placas de silício, visto que seu processo de fabricação é relativamente simples. Entretanto, sua eficiência é muito inferior àquela proporcionada por painéis fotovoltaicos de silício.

Modelos de painéis solares disponíveis no mercado

Fonte: Cogera Energia

Tendências no uso e painéis solares

Uma das tendências mais fortes do momento é a utilização de painéis fotovoltaicos em fachadas de prédios. Os sistemas fotovoltaicos integrados são implementados a partir de uma técnica, que prevê o uso de placas fotovoltaicas nos projetos de engenharia de prédios. Esses sistemas podem não somente oferecer a geração de energia elétrica, mas, também, proporcionar isolamento sonoro e térmico.

Outra tendência são as células fotovoltaicas orgânicas. Painéis solares feitos com essas células são 40 vezes mais leves e 50% mais transparentes do que os convencionais.

Nesse artigo, tratamos do conceito de painel solar e listamos os seus tipos. Falamos também dos painéis disponíveis no mercado atualmente, indicando suas principais características e funcionamento. Por fim, apresentamos algumas novidades e tendências desse mercado.

Para adquirir a instalação de painéis solares ou qualquer solução em energia solar em Cuiabá (MT) ou Campo Grande (MS), entre em contato com a Cogera.

WhatsApp Fale com um especialista clicando aqui!