Conheça as partes de um grupo gerador de energia elétrica

Conheça as partes de um grupo gerador de energia elétrica

Você sabe quais são as partes de um grupo gerador de energia elétrica? Um grupo gerador de energia elétrica é um sistema que fornece eletricidade para uma residência ou estabelecimento. Trata-se de uma opção muito promissora para quem quer garantir produtividade e segurança.

Mas, para investir neste tipo de sistema, é preciso, antes, saber bem como ele funciona. Por isso, neste artigo, vamos explicar quais são as partes de um grupo gerador de energia elétrica. Continue com a leitura para aprender!

Partes de um grupo gerador de energia elétrica

Conheça as partes de um grupo gerador de energia elétrica com esse artigo

Há muitas razões para se obter um grupo gerador de energia elétrica. Ele funciona como um plano B para o fornecimento de energia, evitando que as atividades de um estabelecimento parem em caso de interrupção do fluxo de eletricidade.

No entanto, não adianta conhecer bem as vantagens de grupos geradores se você não sabe como o sistema em si funciona. E, para entender o funcionamento, é preciso compreender quais peças compõem o sistema e quais são as funções de cada uma delas.

Como montar um plano preventivo de manutenção de um grupo gerador

Em primeiro lugar, é necessário pontuar que existem diferentes tipos de grupo geradores de energia, e que as configurações podem variar dependendo do tipo. No entanto, existem sete partes principais que podem ser consideradas básicas para qualquer gerador. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Confira!

Sistema de combustível

O sistema de combustível consiste em tubos que realizam o transporte do combustível entre o tanque e o motor.

Motor

O motor é uma das partes mais importantes de um grupo gerador. Isso porque o motor é responsável pela conversão de energia química contida nas moléculas de combustível em energia mecânica.

Diferenças entre grupos geradores a diesel e a gás

Bateria

A bateria é a parte que fica responsável por dar partida no gerador. Ela é carregada através de um carregador cuja tensão é flutuante, devendo estar em equilíbrio, na faixa exata de tensão para o bom funcionamento da mesma.

Regulador de tensão

A parte responsável por regular a tensão do gerador, garantindo que ela fique na faixa ideal para o funcionamento dos equipamentos elétricos da operação.

Tudo o que você precisa saber sobre grupos geradores de energia elétrica

 

Alternador

O alternador é outra parte essencial para o funcionamento de um grupo gerador de energia elétrica. Isso porque ele realiza a conversão de energia mecânica em corrente elétrica, convertendo a energia proveniente do motor.

Controle de velocidade

O controle de velocidade é responsável pela leitura da rotação do motor e ajuste da injeção de combustível no mesmo, mantendo a rotação dentro do pré-estabelecido, independente da carga aplicada.

Painel de controle

O painel de controle é o que possibilita que um operador administre o funcionamento do grupo gerador, garantindo que ele está tendo o desempenho esperado. Ele é responsável pelo comando, controle e supervisão de todo o equipamento.

Benefícios de um grupo gerador: quais são eles

Obtenha um grupo gerador de energia elétrica para o seu estabelecimento

Agora que você já sabe quais são as principais partes de um grupo gerador de energia elétrica, é hora de dar o próximo passo na jornada rumo a um sistema para o seu estabelecimento. E esse próximo passo deve ser encontrar uma empresa que possa fornecer o equipamento e realizar a instalação dele para você.

Não sabe que empresa contratar? A Cogera Energia é uma ótima opção. Contando com uma equipe altamente qualificada e experiente, a Cogera Energia oferece soluções de energia com base nas mais recentes tecnologias, sempre buscando qualidade e segurança para o cliente.

Na instalação de grupos geradores, a Cogera está preparada para fornecer equipamentos do mais alto nível e realizar o serviço de acordo com todas as normas técnicas necessárias.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a Cogera e faça já um orçamento para o seu estabelecimento!

close