Por que o Brasil deve investir em energia solar

Por que o Brasil deve investir em energia solar

O Brasil deve investir em energia solar

Há mais ou menos uma década vem-se assistindo ao crescimento gradual das possibilidades de se investir em energia solar. De fato, a preocupação com o fim das fontes utilizadas pelas matrizes energéticas tradicionais traz a tona o papel crucial das energias renováveis.

Veja também “O que é energia solar

Dentre estas, temos a energia solar como uma tendência mundial na produção e consumo de energias limpas. A consolidação e o crescimento de seu uso no Brasil proporcionou uma maior viabilidade dessa tecnologia. No entanto, sua produção ainda é incipiente.

Nesse artigo, tratamos especificamente desse ponto, indicando os benefícios que podem resultar se o Brasil investir em energia solar.

Por que o Brasil deve investir em energia solar

Fonte: Cogera Energia

O investimento em energia solar no mundo

O ano de 2017 foi crucial para a energia solar. Isso porque sua expansão foi superior ao aumento de todas as outras matrizes. Esse crescimento foi provocado pela redução de preços e por medidas governamentais. Um dos países que mais favoreceram essa expansão foi a China, que agora contribui com cerca de 50% da geração de energia solar mundial.

Até 2020, os chineses pretendem adicionar 110 GW de capacidade de geração de energia solar. Naquele país está sendo construída a maior fazenda de energia solar do mundo.

A Arábia Saudita anunciou que até 2020 pretende ter capacidade de 6 gigawatts de produção de energia solar fotovoltaica. Já a Alemanha oferece subsídios a quem investe em energia solar desde o início dos anos 2000. Os alemães chegaram a gerar, em uma hora, quase duas vezes mais energia do que uma usina de Itaipu, por exemplo.

No que diz respeito ao Brasil, tem-se um dos maiores potenciais de produção de energia solar do mundo. Esse potencial chega a ser 20 vezes maior do que toda a atual produção de energia. Isso porque o território brasileiro recebe todos os anos altos índices de radiação solar. Entretanto, os investimentos previstos pelo governo nesse tipo de energia até 2023 não passam da instalação de 2 gigawatts de capacidade.

Ainda que o investimento anunciado seja modesto em relação a todo o potencial brasileiro, alguns fatos sugerem um crescimento significativo. Esse ano, por exemplo, a Absolar anunciou que o Brasil superou 1 gigawatt em capacidade instalada.

Investimento em energia solar no mundo

Fonte: Cogera Energia

A energia solar e seus benefícios para o Brasil

As secas que acometeram muitas regiões do país tornaram as despesas com energia elétrica mais onerosas para o consumidor. Isso porque os períodos de estiagem reduzem os níveis das hidrelétricas, as quais continuam a ser a principal matriz energética brasileira.

Nesse caso, para manter a normalidade do suprimento de energia, o governo recorre às termelétricas, que se utilizam de combustíveis caros, como petróleo. Todavia, isso poderia ser remediado com um investimento mais enfático em energia solar.

Como já foi dito, o potencial para geração desse tipo de energia no Brasil é um dos maiores do mundo. De fato, esse tipo de iniciativa tem resultado em recordes na Alemanha, que tem índices de radiação solar quase duas vezes menores do que o Brasil. Além disso, uma das maiores jazidas de quartzo do mundo, do qual se extrai o silício que compõe as placas solares, encontra-se em solo brasileiro.

Assim, pode-se dizer que, mesmo com o crescimento superior a 100% das implementações de sistemas fotovoltaicos no país, o rendimento ainda está muito abaixo do potencial.

Benefícios para o Brasil investir em energia solar

Fonte: Cogera Energia

A atual capacidade de geração de energia solar no brasil

Os avanços e a expansão do mercado de energia solar no Brasil se devem à adoção de sistemas fotovoltaicos por empresas particulares e às usinas. Atualmente, existem 20 000 sistemas fotovoltaicos operando em solo brasileiro. As usinas são de responsabilidade do governo federal e estão localizadas no Nordeste, devido a maior incidência de insolação.

Nesse artigo, apresentamos motivos que justificam um maior investimento em energia solar. Citamos dados no que diz respeito aos atuais gastos dos governos com a dessa energia. Falamos também de benefícios que poderiam advir ao investir em energia solar no Brasil.

Se você busca por soluções em energia solar em Cuiabá (MT) ou em Campo Grande (MS), a Cogera pode ajudar você! Entre em contato e faça um orçamento.

WhatsApp Fale com um especialista clicando aqui!