Como surgiu a energia solar

Como surgiu a energia solar

Você já se perguntou como surgiu a energia solar? Apesar de ser uma fonte de energia elétrica tão importante, muitas pessoas não conhecem a origem desse sistema. Por isso, nesse artigo, vamos explicar as origens da energia solar e o quanto ela evoluiu para se tornar o que é hoje. Quer saber mais sobre o assunto? Vem com a gente!

Como surgiu a energia solar
Fonte: freepik.

A origem da energia solar

Se pensarmos em energia solar nos termos mais básicos, vendo-a apenas como a utilização do sol para criar energia para os seres humanos, então é possível dizer que os primeiros seres humanos, na idade da pedra, já usavam a energia solar. Isso porque eles usavam os raios do sol para criar fogo.

É claro, isso estava muito longe do complexo sistema tecnológico que viria a regular a geração de energia solar no futuro. No entanto, é importante apontar esse momento, porque ele já demonstra uma iniciativa da humanidade em aproveitar os recursos naturais em favor de seu desenvolvimento.

O pai da energia solar fotovoltaica

Foi no século XIX que a energia solar fotovoltaica começou a se esboçar de maneira mais definitiva. Isso ocorreu por conta do físico Alexandre Edmond Becquerel. Nascido em Paris, na França, Becquerel foi grande estudioso do sistema solar e do magnetismo, e foi o primeiro a observar o efeito fotovoltaico nas células.

O efeito fotovoltaico consiste na criação de corrente elétrica em um elemento após a sua exposição à luz. Becquerel fez experimentos expondo eletrodos de platina e prata à luz solar e observou esse fenômeno. Desse modo, no ano de 1839, o físico francês descobriu o que se tornaria a base para a criação da célula solar.

Energia solar fotovoltaica
Fonte: freepik.

As primeiras tentativas de produção de células solares

Para entender como surgiu a energia solar, precisamos antes compreender que se tratou de um processo gradual. Este processo envolveu muita tentativa e erro por parte de diversos estudiosos e cientistas. No início, por exemplo, o elemento escolhido para conduzir o efeito era o selênio.

Sendo assim, em 1876, foi criado, pelos cientistas Richard Evans Day e William Grylls Adams, o primeiro dispositivo que produzia eletricidade. Ele utilizava ouro e selênio, junto com um substrato de ferro, e sua eficiência era muito baixa, chegando apenas a uma taxa de conversão de 0,5%. Para produzir energia elétrica em larga escala, algumas mudanças seriam necessárias para melhorar esse número.

Em 1883, o inventor Charles Fritts, nascido em Boston, nos Estados Unidos, criou o que podemos considerar como a primeira célula solar. Ainda feita de selênio, ela já tinha uma eficiência um pouco maior, de 1%. Podemos notar, então, que já havia uma progressão, ainda que pequena.

O desenvolvimento da física é parte fundamental de como surgiu a energia solar

O que permitiu a criação de tecnologias que resultariam na energia solar que conhecemos hoje foram avanços na física quântica feitos pelo cientista Albert Einstein. Com base nesses desenvolvimentos, em 1954, foi desenvolvida a primeira célula solar feita em silício, com eficiência de 6%.

Quatro anos depois, em 1958, ocorreu a primeira utilização da energia solar, na indústria aeroespacial. A energia solar só seria usada na Terra em 1966, no farol da ilha Ogami, no Japão. Esse marco demonstrou o profundo potencial que um sistema de energia solar poderia ter.

Energia solar é uma das melhores fontes de energia elétrica
Fonte: freepik.

Isso nos leva aos dias de hoje, em que a energia solar é uma das melhores fontes de energia elétrica. Sendo limpa, renovável e com excelente custo-benefício. Vale a pena, então, apostar em um sistema de energia solar para a sua casa ou a sua empresa. Quer saber mais? A Cogera está preparada para sanar todas as suas dúvidas. Faça um orçamento com a gente!

close