Geração solar fotovoltaica de energia: veja mais do seu potencial

O Brasil possui um grande potencial para geração solar fotovoltaica de energia. Só para se ter uma noção, no lugar menos ensolarado do nosso país é possível gerar mais eletricidade solar do que no lugar mais ensolarado da Alemanha, que é hoje a grande campeã na produção de energia solar.

Por isso, a geração solar fotovoltaica apresenta uma grande contribuição para diminuir os picos de demanda dos sistemas de transmissão do Sistema Interligado Nacional – SIN. Futuramente, quando a penetração da geração solar fotovoltaica for aumentada no país, a geração de eletricidade próxima ao ponto de consumo poderá ser reconhecida pelo sistema elétrico como um dos principais atributos dessa tecnologia.

Potencial de geração solar fotovoltaica no Brasil

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Geração solar fotovoltaica centralizada

Usinas de grande porte têm sido implantadas principalmente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e em parte do Sudeste do Brasil. Essas usinas são, geralmente, instaladas no solo sobre estruturas metálicas inclinadas fixas ou seguindo a trajetória do Sol. Essas regiões, por sua vez, apresentam os maiores rendimentos médios anuais de geração solar fotovoltaica.

Essas regiões e seus sistemas de transmissão de energia tendem a ficar saturados e irão precisar de muito mais investimentos para hospedar as capacidades instaladas crescentes. Quando isso acontecer, outras regiões do país passarão a ser competitivas, especialmente o Sul e Sudeste. E existem motivos chave para isso. Veja:

1- As distâncias para os grandes centros de consumo são menores;
2- A grande concentração de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) ocorre nessas regiões;
3- Elas possuem maior disponibilidade de pontos de conexão à rede, sem precisar de novas linhas de transmissão.

Geração solar fotovoltaica de energia: veja mais do seu potencial

Fonte: Freepik

O oeste dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul possui ótimos índices de radiação média anual nos meses de verão. Em alguns locais, até acima da média em relação às regiões onde já vêm sendo instaladas as usinas fotovoltaicas de grande porte no Brasil.

Posteriormente, é possível que essas usinas também sejam instaladas nessas regiões. Dessa forma, a geração solar fotovoltaica centralizada será espalhada por todo o país.

Saiba mais sobre geração solar fotovoltaica

Fonte: Freepik

Geração solar fotovoltaica distribuída

A geração distribuída (GD) é comumente urbana e implantada em coberturas de edifícios e telhados. Ela possui um caráter bastante pulverizado por todo o território nacional desde quando começou a ser utilizada no Brasil. Sua adesão é especialmente viável quando a tarifa de eletricidade convencional é mais cara. Além disso, é proveitosa também quando o índice de irradiação anual da região é alto.

Devido a diminuição dos preços dos geradores solares fotovoltaicos nos últimos anos, sua utilização em todo o território brasileiro aumenta cada vez mais. A partir do final de 2016, essa adesão atingiu um crescimento exponencial. A produção independente de energia solar nas residências vem competindo cada vez mais com as tarifas de energia elétrica convencional.

Geração solar fotovoltaica: centralizada e distribuída

Fonte: Freepik

Potencial e perspectivas da geração fotovoltaica distribuída (GD)

Desde quando passou a ser comercializada, a energia elétrica tem sido fornecida a consumidores residenciais, comerciais, industriais e públicos. Sempre através da geração centralizada e complexos sistemas de transmissão e distribuição (T&D).

Geradores solares fotovoltaicos integrados às edificações e conectados à rede elétrica pública vêm crescendo em importância e aplicação em todo o mundo. Isso porque eles não possuem peças móveis e não precisam de manutenção mínima. Além disso, não produzem ruído ou qualquer tipo de poluição e utilizam a energia praticamente inesgotável do Sol.

Quer adotar um sistema de energia fotovoltaica em sua casa ou negócio? Entre em contato com a Cogera. A empresa é referência em soluções de energia solar em Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT). Seus profissionais especializados estudam a necessidade do cliente e oferecem o melhor sistema de acordo com a demanda local.

Fonte: Atlas Brasileiro de Energia Solar - 2a edição
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Talvez você goste

Leia Mais +04 outubro 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Tecnologias de aproveitamento da energia solar

Muito se discute acerca da utilização de novas fontes renováveis de energia elétrica. Pelo alto potencial do Brasil em sua produção, destaca-se a energia obtida por meio do sol. Por isso, é importante conhecer as tecnologias de aproveitamento da energia solar. Assim, ela é muito bem aproveitada e utilizada da maneira correta. Confira as principais
Leia Mais +10 setembro 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Energia fotovoltaica pelo mundo

A energia solar, aos poucos, está adquirindo seu espaço e se tornando um dos meios de energia renovável mais utilizados em todo canto. Isso explica o porquê da disseminação da energia fotovoltaica pelo mundo. Ela já é aproveitada em diversos países e a Cogera vai revelar algumas curiosidades sobre esse tipo de energia solar que
Leia Mais +29 agosto 2018 Por Cogera Energia em Energia Solar

Energia solar em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

A região do Brasil que possui a maior incidência solar é a Centro-Oeste. Por esse motivo, a produção de energia solar em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, é totalmente viável e oferece diversos benefícios, tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente. Com o aumento constante do preço da
TOPO