Vantagens e desvantagens da produção de energia solar

Vantagens e desvantagens da produção de energia solar

Como toda e qualquer matriz energética, a produção de energia solar apresenta vantagens e desvantagens. No entanto, a utilização desse tipo de energia e de outras fontes limpas e renováveis é cada vez maior. Isso porque, no contexto atual, a preocupação com o meio ambiente tornou-se um imperativo.

Apesar disso, a energia produzida mundialmente por esse meio ainda é incipiente para prover o abastecimento total. A seguir, a Cogera apresenta as vantagens e desvantagens do uso da energia solar, falando um pouco de sua utilização no Brasil e no mundo.

Vantagens e desvantagens da produção de energia solar

Fonte: Cogera Energia

Vantagens e desvantagens da produção de energia solar: o sol como fonte de energia no Brasil e no mundo

Sabe-se que houve uma expansão considerável no uso de energia proveniente do sol em 2017. Tal crescimento foi duas vezes maior do que o constatado na adoção de combustíveis fósseis. A China foi o principal país responsável por esse aumento na produção de energia solar: dos 98 gigawatts adicionados à geração global, 53 gigawatts foram produzidos pelos chineses.

Já a Alemanha é um exemplo no que diz respeito à produção de energia solar. Do total da energia produzida, cerca de 5% provém daquela matriz energética. O Brasil recebe mais que o dobro da radiação solar que incide sobre a Alemanha. De fato, trata-se de um dos países com maior potencial para gerar energia por esse meio, visto os altos níveis de incidência de insolação em seu território. Além disso, 95% das reservas mundiais de silício encontram-se em território nacional.

Em 2017, dois grandes projetos alavancaram a produção de energia solar em terras brasileiras. Tais empreendimentos pertencem a empresas estrangeiras e são os dois maiores em toda a América Latina. Em janeiro de 2018, o Brasil alcançou a marca de 1 gigawatt em capacidade de produção de energia solar.

Apesar da produção dessa matriz energética ainda ser a menor entre as opções de fontes renováveis, seu crescimento é significativo. Essa expansão ocorre em um contexto extremamente favorável à adoção de fontes renováveis como alternativas a fontes biodegradáveis, ou que exigem intervenções radicais no meio ambiente.

Produção de energia solar: o sol como fonte de energia no Brasil e no mundo

Fonte: Cogera Energia

Algumas vantagens

De início, podemos dizer que a energia solar, bem como outras energias limpas, não polui o meio ambiente. Além disso, as centrais dos sistemas não necessitam de procedimentos de manutenção constantes e complexos. Em lugares isolados ou pouco acessíveis e com alta incidência de raios solares, as fontes solares são uma boa opção de geração de energia.

A implementação desses sistemas em localidades afastadas são uma excelente alternativa aos altos custos envolvendo linhas de transmissão. Como já foi sublinhado no tópico anterior, em países com clima tropical há um enorme potencial para esse tipo de matriz energética, que é o caso do Brasil.

Vantagens da produção de energia solar

Fonte: Cogera Energia

Desvantagens da energia solar: mudanças estão por vir

Não existe perfeição e isso também se aplica à energia solar. No entanto, devido aos aperfeiçoamentos em tecnologia e à mudança de mentalidade, algumas das desvantagens dessa fonte de energia estão deixando de ser um obstáculo. É o caso, por exemplo, do ponto que faz com que muitos recuem diante da ideia de adotar a energia solar: os altos custos necessários. Os painéis solares estão a cada dia mais desenvolvidos e com maior e melhor capacidade de absorção. Isso vem junto com quedas de preços consideráveis e melhores condições de pagamento, o que propicia um duplo ganho.

Além disso, a mudança recente no modo de encarar as energias renováveis vai criando condições para o crescimento gradual de sua popularidade. Nesse artigo, apresentamos as vantagens e desvantagens da energia solar. Tratamos do atual contexto de utilização dessa matriz energética no Brasil e no mundo, indicando seu crescimento significativo. Sublinhamos, ainda, a mudança no que concerne a forma como se encara a produção de energia por meios renováveis.

Busca por soluções em energia solar em Cuiabá (MT) ou Campo Grande (MS)? Entre em contato com a Cogera.

WhatsApp Fale com um especialista clicando aqui!