Vantagens e desvantagens de um grupo gerador

Vantagens e desvantagens de um grupo gerador

Você sabe quais são as vantagens e desvantagens de um grupo gerador de energia elétrica? Se não sabe, este artigo foi feito para você. A Cogera, empresa de soluções em grupos geradores, irá te mostrar quais são os prós e contras de usar esse equipamento.

Vantagens e desvantagens de um grupo gerador
Fonte: Cogera Energia

Vantagens e desvantagens de um grupo gerador: entenda o que é esse equipamento

Os grupos geradores são equipamentos usados para transformar a energia mecânica em energia elétrica. Os geradores de energia podem ser usados para diferentes motivos. Isso irá depender da necessidade de cada consumidor. Além disso, os geradores podem servir para os mais diversos segmentos. Temos como exemplo: indústrias, hospitais, condomínios, construção civil, empresas, etc. Os geradores podem ser usados para diferentes motivos:

  • Emergência: nesse caso, os grupos geradores são programados para serem utilizados quando ocorrer uma queda de energia.
  • Horário de pico: entre 18h e 21h acontece o horário de pico. Para economizar nos custos de energia, o uso de grupos geradores é uma boa opção.
  • Operações contínuas: nesse caso, os geradores são acionados para que sua carga seja usada de modo constante, sem limite de tempo. Esse tipo de operação ocorre, principalmente, em regiões isoladas de rede elétrica.

Agora que você já sabe mais sobre o equipamento, vamos conhecer quais são as vantagens e desvantagens de um grupo gerador.

Grupo gerador: vantagens e desvantagens
Fonte: Cogera Energia

Vantagens de usar um gerador de energia

Mais segurança

Essa é uma das principais vantagens de usar o equipamento. Para você entender, imagine a seguinte situação: ocorre um apagão na sua empresa ou na sua residência a noite. Quantos transtornos isso ocasionaria por você estar no escuro? Não seria possível pegar um elevador, não daria para entrar em contato com ninguém por meio do computador, não teria como usar um portão elétrico, etc. Enfim, as desvantagens de um apagão são inúmeras quando não se tem um gerador de energia.

Dessa forma, você, seus funcionários ou familiares, ficariam desprotegidos. E, também, sem ter como trabalhar, no caso das empresas. Com um gerador, seria possível continuar a rotina normalmente, sem interrupções e incômodos.

Garante conforto e comodidade

Se você possui alimentos na geladeira, tendo um gerador instalado no local, nada será prejudicado em caso de queda de energia. Além disso, os aparelhos eletrônicos continuarão funcionando normalmente, como computador, rádio, televisão, impressora e micro-ondas. Dessa forma, mesmo com o apagão, você nem vai perceber que está faltando energia. Isso ainda garante que não haja nenhum prejuízo com relação aos seus eletrodomésticos, visto que eles não sofrerão danos com a queda de energia.

Vantagens de usar um gerador de energia
Fonte: Envato

Economia

Quem não gosta de economizar, não é mesmo? Você pode até pensar que investir em um gerador custa caro, mas na verdade ele traz muitas economias. O horário de pico ocorre das 18h às 21h. Por isso, o preço da energia fornecida tende a aumentar. Isso acontece porque, durante esse horário, a população costuma consumir mais energia elétrica. Com o uso de um grupo gerador nesses horários, você pode chegar a economizar até 35% na sua conta de luz. Dessa forma, pode existir a garantia de dois benefícios: não correr o risco de ficar sem energia em caso de blecaute e ainda economizar.

Desvantagens de usar um grupo gerador

Apesar das vantagens, o grupo gerador também apresenta algumas desvantagens, principalmente o que é alimentado por diesel. O foco das desvantagens está em utilizar esse tipo de equipamento, visto que o gerador a gás natural produz uma energia limpa. Confira algumas dessas desvantagens:

  • Geradores movidos a diesel produzem altos ruídos, podendo prejudicar a audição.
  • Esse tipo de gerador também produz fumaça.
  • O processo de instalação desse tipo de gerador é lento e ainda tem um custo elevado, quando comparado com outros tipos de geradores.
  • Requer alguns cuidados adicionais, para prevenir situações como incêndios e vazamentos.

A Cogera tem as melhores soluções em gerador de energia para a sua necessidade e com profissionais capacitados. Faça seu orçamento!

close